Project Description

Rita Cabral é geógrafa licenciada pela Universidade de Coimbra, onde fez também o mestrado em Dinâmicas Sociais – Riscos Naturais e Tecnológicos. Actualmente, trabalha na Câmara de Figueiró dos Vinhos e fala-nos, do ponto de vista da geografia, de “um território rico, ao nível da geomorfologia, fauna e flora; e diversificado”.

No campo da geomorfologia, temos o maciço granítico onde se distingue o plutonito granítico de Figueiró dos Vinhos, uma grande massa de rocha intrusiva com uma extensão de cerca de 10 quilómetros quadrados e cujo centro coincide com a vila. Conforme refere, tem aspectos estruturais semelhantes ao plutonito granítico da Lousã, ligeiramente mais pequeno, com sete quilómetros quadrados. Os minerais são médios grossos e a rocha é de tom claro.

No meio do maciço granítico é possível encontrar afloramentos quartzíticos, nomeadamente aquele em que se encontra a Capela Madredeus ou as Fragas de São Simão, a Amarela ou a Vermelha.

Outro aspecto distintivo são os alvéolos de montanha ricos em minério de ferro, que foram explorados pelas Ferrarias da Foz do Alge, oficinas de fundição de ferro pioneiras em Portugal. Reza a lenda que os canhões que equiparam o exército português na primeira metade do século XIX aqui foram feitos.